ATRIZES
-
MARIA JOÃO ALMEIDA
ARGUMENTISTA, ATRIZ, PROFESSORA/FORMADORA
Maria João Almeida, nascida em 1992 em Viseu, iniciou a sua formação como actriz em 2011, no curso profissional de actores da ACT, em Lisboa. Em 2016 começa a estudar Meisner no John Frey Studio for Actors, o que a leva, mais tarde, a decidir ir para NY fazer o Programa Conservatório do William Esper Studio.
Em teatro integrou o elenco da peça ''Da Imortalidade'', encenada por Nuno Nunes, ''Os Gansos'', encenada por André Nunes, e vários projectos do Teatro Soco, como ''Macbeth - The Lab Experience'' e ''Hamlet - The Lab Experience'', assim como ''Midsummer Night's Dream's Dream'', com encenação de Aleta Chappelle.
Em cinema, protagonizou as curtas-metragens ''Sofia'' de Patrick McDermott e ''NYC TRIPTHYC ONE'' de Erick Patton.
Em 2020 publica o seu primeiro livro - ''Inventário de Nova Iorque'' - uma colectânea de crónicas escritas para o Jornal Expresso acerca da sua vida enquanto actriz Portuguesa recém-chegada a Nova Iorque. Em 2023 escreve ''Em Queda Livre'' - filme/projecto final da escola de actores Let it Happen.
Actualmente escreve uma newsletter bimensal no Substack intitulada ''Lunário Ocasional''.
mjooalmeida@gmail.com
LISBOA
-
FILIPA AMARO
ARGUMENTISTA, ATRIZ, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Filipa Amaro nasceu a 30 de Maio de 1993 em Lisboa, Portugal. Licenciada em Escultura na Accademia Albertina di Belli Arti di Torino em Itália em 2015; fez o mestrado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2017.
Em 2019, escreveu e realizou a sua primeira série de ficção ‘Frágil’ para a RTP. Em 2023, estreou a sua segunda série ‘Emília’ na RTP1; realizou o filme de dança ‘This Might Get Weird’, 2023; e encontra-se em desenvolvimento de escrita das próximas temporadas da série ‘Rabo de Peixe’ para a Netflix.
studio@filipaamaro.com
LISBOA
-
SÓNIA BALACÓ
ARGUMENTISTA, ATRIZ, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Sónia Balacó trabalha desde 1999 como actriz, tendo colaborado em projectos de Gabriel Abrantes, Mário Barroso, Julião Sarmento, João Maia, Bruno Nogueira, Pedro Varela, entre outros.
Como poeta, lançou “CONSTELAÇÃO” (ed. Mariposa Azual) e um print homónimo de poesia visual com a Galeria Underdogs. Em 2018 participou no Festival IMINENTE com a sua performance “THE POET IS PRESENT” e em 2023 com a bandeira “A SUA IMINÊNCIA”.
Em 2022 criou e estreou na Rádio Futura o programa de análise fílmica “Retorno Solar”, que também apresenta.
É realizadora, argumentista e produtora da longa-metragem/série “PRISMA”, que estreará em 2024.
soniabalaco@gmail.com
LISBOA
-
SUSANA BRANDÃO
ATRIZ, DIRETORA DE CASTING E/OU ASSISTENTE, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE
Susana Brandão (1994) iniciou a sua formação como atriz no Porto, na ACE, tendo terminado esse seu percurso no ano 2013 com a Prova de Aptidão Profissional encenado por Rodrigo Santos.
Em 2017 terminou a sua licenciatura pela ESTC em Lisboa, também como intérprete e apresentou o espetáculo “Sul” no Teatro Maria Matos com a companhia El Niño Proletário na conclusão da mesma. Juntou-se à companhia Teatro Ebasko em 2018 na concretização do espetáculo “Ra.ME Le Radici Del Mediterraneo” que teve lugar na vila Melissa, sul de Itália.
Trabalhou na produção do Festival “Moita Mostra - Encontro de Artes em Meio Rural” nos anos 2017 e 2018. Co-criou com Maria Luís Cardoso a performance “Inércia” (Festival Entre Cidades, 2021).
Recente Mestre em Gestão de Indústrias Criativas na Universidade Católica do Porto, encontra-se de momento na Agente a Norte, a desempenhar um estágio Ativar+ no âmbito da gestão, produção e direção de casting.
Integra a equipa principal e desempenha funções como produtora na Cosmic Burger - Associação. Integrou o elenco e fez produção executiva em “Treat Your Self!” de Maria Luís Cardoso, uma co-produção com o Theatro Circo.
susanabrandaomf@gmail.com
PORTO
-
CARMO BEBIANO
ATRIZ, PROFESSORA/FORMADORA
Carmo is a member and co-founder of Bluebird Theater Company, a collective of theater artists founded in New York City in October 2019 hailing from all corners of the Globe including the US, Australia, New Zealand, Russia, Italy, and Portugal. She graduated from the Full-Time Conservatory Program at Atlantic Acting School in New York City 2019, and from ActforAll escola de actores, in Lisbon 2014.Carmo has also study a semester at the Lee Strasberg Theater and Film Institute and been involved in several workshops in production, movement and acting. She has a 2year college study in Art History from NOVA University.
Carmo has collaborated and performed at Columbia University, Access Theater, Atlantic Stage 2, Companhia de Teatro de Braga,Teatro do Bairro, Biblioteca de Marvilha and Jardim Botânico de Lisboa.
She started in film in “Tales from the Rabbit Hole, A Curious Kitsch Novel”, directed by Tiago Durão.
Currently Carmo began writing, producing, illustrating, and animating, complementing her acting career. She performed on a cyber stage show produced by The Outer Loop Theater Company, Oneironaut, Twelve Night with Teatro do Socco, As you Like, in English with Open Air Shakespeare between others.
carmobebiano@hotmail.com
LINDA-A-VELHA, OEIRAS
-
RENATA FERRAZ
ARGUMENTISTA, ATRIZ, REALIZADORA
Nasci a sul do planeta.Crio pontes entre a investigação e a criação em cinema. Movo-me entre territórios por onde passam os meus filmes e os meus textos.
Fui atriz de teatro por 20 anos. Hoje divirto-me com os convites que recebo para atuar no cinema. Realizo filmes, objetos multimedia e mundos em criação partilhada.
Meus filmes são com mulheres que deafiam a normatividade e com outros seres viventes diferentes dos humanos. Quiçá, amanhã também criarei com inteligência artificial.
Não tenho medo do futuro, mas inspiro-me no passado, para não me perder no presente. Estou constantemente em processo de transmutação.
Enquanto desenvolve o argumento do meu próximo filme, continuo a seguir a trajetória da minha primeira longa-metragem, Rua dos Anjos (Rising Sun Blues), premiado no Ann Arbor Film Festival, Queer Porto e indicado para o Youth Award em Sheffield DocFest.
renataferraz.info@gmail.com
LISBOA
-
CLÁUDIA GOMES
ANIMADORA, ATRIZ, DIRETORA DE CASTING E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Cláudia Gomes é actriz, directora de casting, marionetista e produtora.
Licenciou-se em Teatro – variante Interpretação, na ESMAE em 2016. Durante esse período fez Erasmus na Arts Academy – Turku University of Applied Sciences, Turku, Finlândia – curso de Marionetas. Está a desenvolver um dos seus projetos de investigação – uma marioneta de escala humana manipulada por fios - dois momentos de apresentação (Rivoli e FIMP)
Estreou em 2021, como co-realizadora, a sua primeira curta-metragem de animação stopmotion – “Nata Desta Vida”.
Em 2022 , em contexto do curso Nebulosa, filmou a sua primeira curta-metragem em película – “Enquanto Há Luz”.
Trabalha pontualmente como Assistente/Directora de Arte em alguns projectos.
Atualmente trabalha como Directora de Casting, Booker e Atriz na Agente a Norte.
claudiasofia.clausmg@gmail.com
PORTO
-
JULIANA JULIETA
ATRIZ, DIRETORA DE ARTE E/OU ASSISTENTE, FOTÓGRAFA E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Juliana Julieta, artista visual e cineasta que trabalha na área da Pintura e Cinema Experimental.
2021: "16mm immersive lab" Casa do Xisto; Bolsa Dear Doc, Doc's Kingdom; 2022: Bolsa da FLAD para Residência Artística na Mono No Aware (NY), exibindo filmes na Anthology Film Archives.
Criando imagens que exploram a visualidade tátil, tempo poético, materialidade (a película sensível), acidentes e projeções performativas, interessa-se pelas contaminações cruzadas entre pintura, filme e performance.
É membro do Laboratório da Torre e da Cave e cofundadora do coletivo No Room, espaços geridos por artistas que trabalham com filme analógico e fotografia, no Porto e Lisboa.
Trabalhou como assistente de câmera, com especial foco em câmeras analógicas como a Bolex 16mm. Lecciona workshops de introdução ao cinema analógico, super 8 e 16mm, revelação de película pelos métodos tradicionais e ainda métodos ecológicos como o cafenol; criação de filmes sem recurso a câmera, como o uso de found footage e a intervenção direta em película.
juliana.julieta.ferreira@hotmail.com
BARCELOS, PORTO, LISBOA
-
FLORA MIRANDA
ARGUMENTISTA, ATRIZ
Atriz, Cantora, Dobradora, Dramaturga.
Licenciada em Teatro Interpretação pela ESMAE desde 2010 e Pós-graduação em Dramaturgia pela mesma escola desde 2019.
Atualmente é dobradora nos estúdios Som Norte e Cinemágica; é integrante do projeto Panda e os Caricas com a Personagem PIPA.
Enquanto atriz, foi dirigida pelos encenadores Richard Stourac e Fiona Mcpeake, Nuno Cardoso, Lee Beagley, Fernando Mora Ramos, Luísa Pinto, Alexandre Lyra Leite, Joana Brandão, Ivo Romeu Bastos; Gonçalo Fonseca; Nuno M. Cardoso, Jorge Louraço Figueira e José Carretas.
De 2016 a 2021 foi professora e encenadora na Universidade Sénior Eugénio de Andrade no Porto.
Em 2019 integra o CeDA (centro de Dramaturgia e argumento) para o qual escreve e faz locução para os programas radiofónicos Santa Sexta e Advento Tático, a passar na Antena2.
Em 2022 apresentou a peça Himalaias de sua autoria no Teatro Constantino Nery. Recentemente escreveu A TROCA – SINDROMES DE UM CORAÇÃO PARTIDO, para a Antena2.
ERMESINDE
-
TERESA OLEA MOLINA
ARGUMENTISTA, ATRIZ, COORDENADORA DE INTIMIDADE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE, TRADUTORA
Teresa, natural de Granada, é realizadora, atriz e coordenadora de intimidade.
Licenciou-se em Letras, com períodos de estudo em França e no Brasil, e trabalhou na cooperação internacional entre 2014 e 2018. Ao regressar à Europa, fixou-se em Lisboa, onde estudou Cinema e Imagem em Movimento na Ar.Co. O seu trabalho audiovisual abrange videoarte, documentário e ficção, tendo a sua obra autoral sido exibida em festivais como o FUSO e premiada em competições internacionais, incluindo o Nespresso Talents.
Desde 2019, Teresa participou em produções na Grécia, Espanha e Portugal, integrando o departamento de realização.
Paralelamente, desenvolveu interesse pela representação, frequentando workshops com formadores como Sara Belo, Carla Bolito, Catarina Vieira, Tânia Alves, Marco Mendonça, Bruno Huca ou Tatiana Motta Lima.
Em 2023, especializou-se como Coordenadora de Intimidade com a IntimAct, numa formação de mais de 90 horas, e trabalhou na série «Dime tu nombre» para a Prime Video. Também se formou com David Thackeray num workshop intensivo em Londres.
Em 2024, tornou-se responsável pela IntimAct Portugal e coordenou a sua primeira produção no país, “Daughter of the Earth” de Lilli Tautfest, afirmando-se numa área inovadora da indústria audiovisual.
teresaom.tom@gmail.com
LISBOA
-
JOANA REBELO
ARGUMENTISTA, ATRIZ
Tirou uma licenciatura em Biologia e um mestrado em Antropologia do Ambiente. Trabalhou vários anos em agricultura biológica e um dia percebeu que o que sempre quis fazer era ser actriz. Estava nessa altura a viver em França.
Formou-se em Paris. Por lá, teve a oportunidade de trabalhar com os encenadores Gabriel Dufay, Sylvain Levitte, Vincent Debost, Matthieu Marie, etc. Tem participado em algumas curtas metragens de jovens realizadores.
Em paralelo faz regularmente workshops e ateliers com encenadorxs e coreógrafxs (adora dançar, diz que foi bailarina numa outra vida!) como Rébecca Chaillon, Yael Karavan, Ola Maciejewska, Marine Colard, Charlotte Engelkes e Claudia Castellucci.
Quer voltar a viver em Portugal onde recentemente trabalhou com a encenadora Joana Magalhães e a jovem realizadora Carolina Ventura.
Está neste momento numa fase de transição entre Paris e o Porto, mas pretende continuar os projectos e parcerias que tem vindo a estabelecer em França.
Descobriu recentemente que também tem histórias para contar; está neste momento a escrever duas curtas metragens.
joanabrebelo@gmail.com
PORTO E PARIS
-
GABRIELA SEQUEIRA (GABRIELA TERRA)
ARGUMENTISTA, ATRIZ, CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, COORDENADORA DE DISTRIBUIÇÃO E AQUISIÇÕES, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE
Nasceu em 1997. Obteve uma bolsa de estudos de mérito integral para estudar na New York University (Nova Iorque), aonde licenciou-se em cinema e alcançou a distinção Magna Cum Laude.
Enquanto morou nos Estados Unidos, trabalhou no The Dr. Oz Show, Scott Rudin Productions, e na CBS. Liderou o departamento de hospitalidade do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST) e trabalhou com o produtor Paulo Branco na Leopardo Filmes.
Atualmente, Trabalha enquanto production coordinator freelance em publicidade e está a produzir uma serie de ficção ("The Feist Project", de Henrique Pina).
Enquanto argumentista, está a desenvolver três séries de televisão. Formação autodidata: Masterclass, Save the Cat, Story, The Hero with a Thousand Faces, Scriptnotes.
Enquanto atriz, sob o nome Gabriela Terra, participou das mais recentes longas do António-Pedro Vasconcelos e do Gabriel Abrantes, e de várias curta-metragens. Formou-se em Nova Iorque, nos estúdios Stella Adler e HB. Está agenciada nos Estados Unidos (Jordan Lee Talent) e em Portugal (HIT Management).
gabriela.sequeira.a@gmail.com
ESTORIL
-
HELOISA TOLEDO MACHADO
ARGUMENTISTA, ATRIZ, INVESTIGADORA, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Professora e Pesquisadora, (Cinema e Vídeo), no IACS / Instituto de Arte e Comunicação Social da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
UFF, tendo sido professora também na Faculdade de Comunicação da UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA / UNB e da Escola de Artes Cênicas, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / UNIRIO e na Escola Superior de Teatro e Cinema, ESTC, do IPL. Coordenadora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação: Ciência da Arte/UFF.
Atualmente, é investigadora colaboradora do CIAC/UALG. Projetos de Pesquisa e Extensão: A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS FICCIONAIS PARA A TV PÚBLICA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL; A ANÁLISE ATIVA NA DIREÇÃO DE ATORES PARA CINEMA, TELEVISÃO E TEATRO; LABORATÓRIO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA; LABORATÓRIO DE VÍDEODRAMATURGIA.
O último filme, ESCOBAR, teve pré-estreia na Cinemateca Portuguesa e foi selecionado pelo FESTIN/23, com estreia no Cine Ideal, Lisboa.
helo.toledomachado@gmail.com
OEIRAS
-
LARISSA VEREZA
ARGUMENTISTA, ATRIZ, FOTÓGRAFA E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Larissa Vereza é uma premiada atriz, roteirista e diretora brasileira vivendo em Lisboa depois de morar 6 anos em Los Angeles. Graduada pela New York Film Academy em Los Angeles com diploma em Atuação para Cinema, ela participou de inúmeras séries de TV e filmes, fazendo sua estreia em Hollywood no filme Android Cop, da Universal Studios, ao lado de Michael Jai White.
Como roteirista, Larissa conquistou reconhecimento como semifinalista no Sundance Episodic Lab 2020 e foi selecionada para os Criadores de Conteúdo Emergentes da NALIP em Los Angeles. Ela venceu o Festival Internacional de TV no Rio e garantiu uma vaga no Festival de Televisão de Nova York com seu piloto de TV "Pegando no Tranco", que ela criou e dirigiu.
Larissa, então, escreveu, dirigiu e estrelou o curta-metragem "Noite de Cinzas", exibido no Canal Brasil e selecionado para festivais como CortoCircuito e o Short Film Corner em Cannes, recentemente vencendo as Jornadas Criativas no Rio2C com seu projeto "A Fauna Dos Cadáveres".
Atualmente, está se preparando para lançar seu primeiro longa-metragem, o qual escreveu, dirigiu e estrelou, filmado em Los Angeles, França e Rio.
contact@larissavereza.com
LISBOA
-
LEA VIVIER
ATRIZ, COORDENADORA DE INTIMIDADE
Lea Vivier é uma coordenadora de intimidade e atriz aclamada que vive em Lisboa e na Cidade do Cabo, trabalhando na Europa e na África do Sul.
Completou a sua formação como coordenadora de intimidade através do programa de formação acreditado pela SAFE SETS, SAG-AFTRA, para além da sua carreira de uma década como atriz profissional de cinema e teatro.
Lea é também praticante e treinadora de movimento, com uma vasta experiência em ballet clássico, dança moderna, pilates clássico e ioga. Trabalhando em sets de filmagem e televisão desde os seis anos de idade, Lea dedica-se a contar histórias autênticas e corajosas que respeitam e protegem simultaneamente o seu elenco e equipa.
Mais recentemente, Lea filmou uma nova série televisiva na África do Sul, ao mesmo tempo que dedicava o seu foco e energia ao desenvolvimento da sua carreira intercontinental como coordenadora de intimidade.
leavivier@gmail.com
LISBOA
-
ANNA ZÊPA
ANOTADORA, ARGUMENTISTA, ATRIZ, PRODUTORA, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Realizadora, argumentista, atriz, produtora e anotadora, Anna Zêpa é brasileira, natural de Natal-RN.
Sócia da produtora Rabo de Olho, é formada em Comunicação Social e vive em Lisboa, onde é mestranda em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico no IPL.
Viveu 15 anos em São Paulo, onde realizou diversos projetos nas áreas de teatro, literatura e cinema, criando e integrando a coletiva Arenga Filmes. É argumentista e realizadora das curtas: "Ressonância" (2025); "Gargalo" (2025); "Adelaide, aqui não há segunda vez para o erro" (2021); "Quando o Amor não Respira" (2024); e "Desacuendando o Acuenda" (2021). É produtora executiva e atriz da curta "Entre" (2019), com realização de Ana Carolina Marinho e Luz Bárbara; argumentista e fotógrafa da longa documental "Eu também não gozei" (2024), com realização de Ana Carolina Marinho. Fez estágio na equipe de realização da longa "Leite em Pó", do realizador Carlos Segundo.
Em Lisboa, assina a realização em vídeo do espetáculo teatral "Viemos Roubar Vossos Maridos", que tem encenação de Maria Giulia Pinheiro. Atualmente está desenvolvendo o tratamento de sua primeira longa de ficção, intitulada "Leme".
zepa.anna@gmail.com
LISBOA