COMPOSITORAS E MÚSICAS

  • ILDA TERESA CASTRO

    CURADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE, COMPOSITORA/MÚSICA

    Ilda Teresa de Castro é música, cineasta, artista visual, poeta, curadora de cinema e video, e investigadora. Formada em Cinema e em Arte, Doutorada em Ecocinema e Ecocritica, Pós-doutorada em Arte e Ecologia. Ecofeminista e activista.

    É autora dos livros, ECOFEMINISMOS e o ecofeminismo da bruxa – cinema e ecologia (2023), EU ANIMAL — argumentos para uma mudança de paradigma – cinema e ecologia (2015), e de uma trilogia de História Oral dedicada ao Cinema Português: CURTAS METRAGENS PORTUGUESAS conversas com (1999); CINEASTAS PORTUGUESAS 1874-1956 conversas com (2001); e ANIMAÇÃO PORTUGUESA conversas com (2004).

    Realizou a curta-metragem B BIRD B BOY (2014), e as video-instalações VEGETAL SHADOWS (2014), HERBARIUM (2014), ECCEIDADE (2014), DIÁRIOS DE UMA PESQUISA (2016), HOPE ESPERANZA (2017). Em 2022, co-realizou o documentário SONOSFERA TELECTU, premiado com Menção Especial do Júri no Indie Music, do festival Indie Lisboa. Em 2023 co-realizou a eco-ópera filmada VIRINO KAJ NATURO, da qual também é autora do libreto. É também autora do libreto da eco-ópera DESCARTES NUNCA VIU UM MACACO (2017), na qual também toca electrónica.

    Na música, integra as bandas TELECTU e THE BANKSY´S. É fundadora da editora ASOKA MIAU HOUSE, e da plataforma e revista online, ANIMALIA VEGETALIA MINERALIA, lançada em 2014.

    SITE

    CV

    ildacastro@me.com

    LISBOA

  • SARA MARITA

    COMPOSITORA E MÚSICA, SONOPLASTA, SOUND DESIGNER

    SARA MARITA (Porto, 1999) é compositora, criadora e performer. Licenciada em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa e mestre em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Participou em formações nas áreas da música e teatro com nomes como Joëlle Léandre, Kaija Saariaho, Thomas Adès, Beatriz Batarda e Sara Carinhas.

    Como compositora, destaca a participação nos festivais U!REKA Lab: urban commons – Frankfurt, Mixtur - Barcelona, Monaco Electroacoustique 2019 e BoCA 2019. Recebeu encomendas de instituições como RTP/Antena 2, Orquestra Sem Fronteiras e Arte no Tempo. Integrou o projeto CINE'BANDA - Um concerto de filmes, dirigido por Laurent Filipe e Alberto Roque, e compôs a banda sonora para algumas curtas-metragens e dispositivos multimédia de teor amador ou académico.

    Enquanto operadora de som e/ou sonoplasta, trabalhou com companhias como Teatro GRIOT, Lobby Teatro, Teatro do Vazio ou SoWing-arts. Como intérprete, destaca "Corpos Celestes", vídeo-instalação de Beatriz Batarda (São Luiz, Lisboa; CC Vila Flor, Guimarães), e performances como "0." (HMFT, Hamburgo) e "AD HOMINEM" (gnration, Braga; o'Culto d'Ajuda, Lisboa), de João Carlos Pinto. Enquanto criadora, destaca a co-criação DEVANEIO (2021-2023), com Aoaní Salvaterra e Sofia Pádua, e a criação ABRE A BOCA E FECHA OS OLHOS! (2023).

    CV

    saramarita.99@gmail.com

    LISBOA/BRAGA