PROGRAMADORAS

  • TERESA ALTHEN

    PROGRAMADORA, PRODUTORA DE UM INSTITUTO CULTURAL

    Teresa fez estudos de marketing em Berlin e de produção de cinema no “Atelier Ludwigsburg-Paris” (La Fémis Paris & Filmakademie Baden-Württemberg), trabalhou em distribuição (DCM Distribution), sales (Mister Smith, Loco Films), e como assistente de realização (entre outros com Dominik Graf, Jakob Lass e Luzie Loose). Desde que se mudou para Lisboa, tem trabalhado no Goethe-Institut na programação cultural com foco no cinema, fazendo entre outros a direção e produção da KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã e apoiando os eventos e as iniciativas ligadas à MUTIM. O que lhe interesse são a igualdade, a interseccionalidade e a sororidade.

    LINKED IN

    teresa.althen@goethe.de

    LISBOA

  • NAY ARAÚJO

    CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, CURADORA, PRODUTORA EXECUTIVA E(OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA

    Produtora, pesquisadora, curadora e realizadora audiovisual. Doutora em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e graduada em Comunicação. Acumula experiência no mercado de televisão (TV Globo); publicidade; ações instituicionais/governamentais (Programas Cine Mais Cultura e Programadora Brasil - SAV/MINC) e mostras e festivais. Dentre os filmes que participou, destacam-se “Pasajeras”, em que atuou com produtora geral, e “A Bacharel e o Presidente”, em que exerceu as funções de roteirista e diretora, dentro 2a Oficina de Audiovisual do CPDOC-FGV.

    CV

    xicanay@gmail.com

    LISBOA

  • RITA CAPUCHO

    CURADORA, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA

    É uma das fundadoras e co-directora do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema, Programadora das Femme Sessions e do Shortcutz Aveiro. Desempenha funções como produtora, curadora e formadora em várias organizações culturais. Desempenha funções como coordenadora e formadora no projecto Cinamiza-te, na formação de público juvenil na área de cinema. Participa como membro de Júri em vários festivais de cinema internacionais.

    É fundadora e faz parte da direcção da MUTIM - Associação das Mulheres Trabalhadoras da Imagem em Movimento.

    Licenciada e mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro do grupo de trabalho Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra. Faz parte do projecto de investigação “SPECULUM – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”.

    É uma das organizadoras do Poetry Slam Aveiro e uma da coordenadoras da Plataforma Portugal Slam.

    Tem vários trabalhos publicados em revistas e coletâneas e mais recentemente no livro "Reconstituição Portuguesa”.

    Foi programadora do Cinema Dolce Vita de Ovar, das Quintas de Cinema do Cine-Teatro de Estarreja e de Os Filmes das Nossas Terças no Teatro Aveirense.

    capuchorita@gmail.com

    AVEIRO

  • ELSA CERQUEIRA

    PROFESSORA/FORMADORA, PROGRAMADORA

    Vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2021 com o projeto “Filosofia com Cinema”.

    Professora de Filosofia na Escola Secundária de Amarante, onde coordena o Plano Nacional de Cinema e programa o Clube Filocinema, mestre na área da Filosofia da Educação, pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea e Estudos Especializados em Filosofia para Crianças.

    Autora, formadora e dinamizadora da oficina de “Filosofia com Cinema para Crianças” (FcCpC), e de sessões com os “Cineséniores” na comunidade. Apaixonada pelo pré-cinema criou e iniciou o projeto “A Magia da Lanterna Mágica nas Escolas – Imagens, Corpos e Pensamentos em movimento”. É oradora em congressos sobre Filosofia, Educação e Cinema e júri em festivais de cinema.

    Presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural Quinta Imagem (Casa Museu de Vilar), membro do Conselho Curatorial do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação, da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), da Casa da Animação, da Magic Lantern Society (UK) e Representante dos Professores do Ensino Secundário no Conselho Municipal de Educação de Amarante.

    Membro do Júri de Apoio à Produção de Curtas-Metragens de ficção (2022) e Longas-Metragens de Animação (2023) do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

    SITE 1

    SITE 2

    SITE 3

    elsacerqueira@gmail.com

    AMARANTE

  • BIANCA DIAS

    PROGRAMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    O que faço é refletir na imagem e com a imagem, desde a criação das minhas próprias obras - onde trago a minha experiência pessoal e emocional como ponto de partida para uma pesquisa social de um determinado tempo e espaço. Na relação da memória individual com a memória coletiva dos acontecimentos, a minha pesquisa tem se concentrado nas consequências do colonialismo português e parte do trabalho com arquivo e recolha de testemunhos. Assumo uma perspetiva de coletar e analisar documentos, construindo assim a minha própria narrativa com recurso à imagem e ao som, no suporte de filme, fotografia ou instalação.

    Na minha relação com os outros, tenho uma abordagem ativamente criativa e clara na pesquisa e materialização das ideias - nesse sentido, constituir percurso como assistente de realização - e pensar no encontro das ideias com o mundo, tornando-as acessíveis - que se reflete no meu trabalho como programadora cultural.

    biancadsd16@gmail.com

    MOITA, SETÚBAL

  • MARTA FERNANDES

    COORDENADORA DE DISTRIBUIÇÃO E AQUISIÇÕES, PROGRAMADORA

    Responsável pela Distribuição e Marketing da Midas Filmes desde Agosto de 2008, trabalha em cinema há mais de 20 anos. Primeiro na Atalanta Filmes, onde foi responsável pela comunicação e marketing de mais de duzentos filmes, e depois no IndieLisboa, onde foi Produtora Executiva.

    Antes de trabalhar em cinema, trabalhou como jornalista e foi membro da equipa de investigação do OBERCOM - Observatório da Comunicação, sendo autora e co-autora de vários estudos europeus.

    Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, e mestre em Cinema. Pós-graduada em Gestão Cultural e em Discursos e Culturas Emergentes – Da Crítica à Arte. Membro do comité de selecção do Lux Audience Award do Parlamento Europeu (2022 e 2023).

    msrfernandes@gmail.com

    LISBOA

  • F´TIMA SANTOS FILIPE

    CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, CURADORA, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA

    Apareci ao mundo no ano da melhor colheita. Ano comum, do século XX que começou numa sexta-feira, segundo o calendário gregoriano. A terça-feira de Carnaval ocorreu a 23 de fevereiro e o domingo de Páscoa a 11 de abril. Segundo o horóscopo chinês, foi o ano do Cão, começando a 25 de janeiro.

    Comecei aos 6 a fazer concertos ao espelho com o meu microfone de cabelo. Aos 10 aprendi a tocar guitarra. Aos 15 tive o meu primeiro namorado músico e, desde então, percebi que o melhor era viver rodeada de quem tem, realmente, uma veia musical e eu sair de fininho para começar a pregar para outra freguesia. Envergonhada, meti a viola no saco e aos 20 licenciei-me em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Andei indecisa entre seguir edição ou produção – dois mundos diametralmente opostos. Decidi enveredar pelo que iria fazer da minha vida uma folha de excel. Produção!

    Com 20 anos de caminhada audiovisual já abracei empresas/projectos como Assistente de Produção, Produtora de Exteriores, Production Planning, Chefe de Produção, Directora de Produção, Coordenadora de Produção, Road Manager, Manager de artistas musicais (lá está...sempre a música).

    IMDB

    CV

    fatimasantosfilipe@gmail.com

    LISBOA

  • JOANA GUSMÃO

    PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA

    Estudou Línguas e Literaturas Modernas na Universidade do Porto (2004) e concluiu o Mestrado em Estudos de Texto e Performance na Royal Academy of Dramatic Art/ King’s College, Londres, 2005. Frequentou também o Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico na Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL, 2013 e o Curso de Realização de Documentário na International Film and Television School of San Antonio de los Baños, 2011.

    Trabalhou como coordenadora de produção na Terratreme Filmes e, em 2014, fundou a produtora Primeira Idade com Pedro Fernandes Duarte, onde produziu o multipremiado filme A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, vencedor do Prémio FIPRESCI na Berlinale em 2020, entre outros filmes.

    Começou a colaborar com o Doclisboa - Festival Internacional de Cinema em 2015, na direcção de produção em 2016 e na direcção executiva em 2018, tendo co-dirigido o festival na edição 2021. Foi programadora das secções Verdes Anos (2018 a 2021) e Heartbeat (2021). Foi Júri no Festival Cinenova NOVA–FCSH, 2020, no Festival de Málaga, Work In Progress - Industry, 2020, e das bolsas Filmaporto, 2022. Participou como expert no Incubator Documentary Section – Ventana Sur – Latin American Film Market organizado pelo INCAA -Argentina, 2019; e foi Decision Maker no Meet the festivals do Sheffield Doc, 2018. Em 2018 participou como produtora no pitching Doc Alliance Goes to Cannes - Festival de Cannes, e em 2016 no laboratório Fidlab, organizado pelo Festival Fidmarseille. Paralelamente desenvolveu trabalho de investigação e desenvolvimento em vários projectos de cinema.

    Actualmente trabalha como produtora freelancer, como programadora e coordenadora editorial para o festival Porto/Post/ Doc.

    CV

    joana.gusmao@gmail.com

    LISBOA E PORTO

  • ANASTASIA LUKOVNIKOVA

    COORDENADORA DE LICENCIAMENTO E PROPRIEDADE INTELECTUAL, PROGRAMADORA, CURADORA

    Programadora e investigadora de cinema baseada em Lisboa.

    Formada inicialmente em ciência política em Moscovo, seguiu com curso de realização numa das mais antigas escolas de cinema da Rússia. Durante anos, trabalhou em produção de cinema autoral, ganhando experiência em todos os campos de produção – desde desenvolvimento de projeto e financiamento até assistência de realização.

    Entre 2017 e 2018, focou-se na pesquisa de cinema em primeira pessoa no âmbito de mestrado em estética e estudos artísticos na Universidade NOVA de Lisboa. Desde 2019, integrou a equipa do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, onde faz programação e coordenação de programação.

    Associada da MUTIM, cooperante da Rizoma Cooperativa Integral, faz parte do coletivo Laboratório da Cave, dedicado à pratica e estudo com películas cinematográficas.

    Atualmente, desenvolve um projeto de criação de uma sala de cinema comunitária em Lisboa.

    LINKEDIN

    lukovnikova@gmail.com

    LISBOA

  • LIDIA MELLO

    CRÍTICA, CURADORA, PROGRAMADORA

    Programadora-Curadora, Júri e Crítica de Cinema. Escreve críticas de filmes femininos para o site PT, C7NEMA.Colabora com Festivais de Cinema de Portugal e do Brasil, e com o Cineclube MUTIM e o Cine Rizoma. Realizou curtas e uma longa-metragem documental (disponíveis no YouTube e Vimeo), e está a desenvolver um argumento de longa ficcional. É uma das sócias-fundadoras e Presidente do Conselho Fiscal da MUTIM-Associação de Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, e integra a equipa das Redes Sociais e Site. Autora dos livros: Do cinema de Béla Tarr(2019) e Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas(2022). Co-editou o Dossier Brazilian Women Filmmakers Dossier, 2022 para a Mistral Journal-University of Groningen. Desde 2018 é Avaliadora de Comissões de Seleção de Filmes/Secretarias de Cultura do Brasil. Foi membro do Conselho de Cultura-Representante do Audiovisual da Secretaria de Cultura de Belo Horizonte/BR. Trabalhou como Professora de Cinema na Universidade Católica de Minas Gerais. É Avaliadora de artigos de cinema. Fala português, francês, italiano, inglês e espanhol. Pós-Doc em Estudos Artísticos/Fílmicos na UC-PT e Pesquisadora Integrada do CEIS20/UC. PhD em Cinema-UFMG/BR. Mestre em Letras/UFRGS/BR e Licenciada em Comunicação na Universidade Católica MG/BR.

    CV

    lidiaarsmelllo@gmail.com

    LISBOA

  • INÊS MOREIRA

    CRÍTICA, DIRETORA DE GUARDA ROUPA E/OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA

    Inês Moreira nasceu a 9 de abril de 1999, em Santa Maria da Feira. Mudou-se para Lisboa onde se licenciou em Estudos Artísticos - Artes do Espetáculo, pela Faculdade de Letras, e onde continua a viver até hoje. É mestre em Ciências da Comunicação - Cinema e Televisão, pela Universidade Nova.

    Trabalhou como assistente de guarda-roupa em filmes como Fogo-Fátuo (2022), de João Pedro Rodrigues, Banzo (em pós-produção), de Margarida Cardoso, Grand Tour (em pós-produção), de Miguel Gomes e Hanami (em pós-produção), primeira longa de Denise Fernandes.

    Trabalha, ainda, como crítica de cinema e é editora do blogue de cinema do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa. E faz, também, programação para a mostra de cinema emergente, Rebentos, projeto que visa dinamizar culturalmente a linha de Sintra.

    É apaixonada por cinema e sonha continuar a trabalhar nessa área. O seu tempo livre é dividido entre salas de cinema, museus, festivais de música e livros. Gosta de chá e de mimar os seus gatos.

    IMDB

    CV

    moreiraines0904@gmail.com

    LISBOA

  • JOANA DE SOUSA

    REALIZADORA E/OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA, PRODUTORA CULTURAL, COORDENADORA DE DISTRIBUIÇÃO

    Joana de Sousa é realizadora, programadora e produtora cultural. Licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (2007-2010). Pertence ao colectivo criativo Rabbit Hole desde 2011, tendo colaborado ao nível da produção, programação e criação artística em vários projectos transdisciplinares.

    Entre 2012 e 2014, completou o mestrado internacional DocNomads, em Realização Documental. A sua primeira curta-metragem, Bétail (2014), foi exibida nacional e internacionalmente, tendo sido premiada no Hamburg International Short Film Festival e Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema.

    Foi programadora no Doclisboa - Festival Internacional de Cinema de 2015 a 2023, integrando a sua Direcção entre 2019 e 2022. Colabora agora na Cinemateca Portuguesa, como responsável pela distribuição e difusão da coleção de património cinematográfico português. A sua primeira curta-metragem de ficção, Entre a Luz e o Nada, estreou mundialmente na Competição Nacional do Indielisboa - Festival Internacional de Cinema Independente, em Maio de 2023.

    Distribuição e Difusão Cultural na Cinemateca Portuguesa

    CV

    joana.sousa@cinemateca.pt

    LISBOA

  • TERESA VIEIRA

    CRÍTICA, PROGRAMADORA

    Directora Artística do BEAST IFF, crítica de cinema e jornalista na Antena 3, Cineuropa e outros meios de comunicação.

    SITE

    CV

    simplesdesimplesmente@hotmail.com

    LISBOA

  • MAÍRA ZENUN

    MONTADORA E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA, PROGRAMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Maíra Zenun nasceu no Rio de Janeiro, em 29/10/1982. É poeta brasileira em trânsito, multiartista imigrante e socióloga. Possui formação continuada em ciências sociais, artes visuais, fílmicas e fotográficas - articuladas através de estratégias somadas e concomitantes de atuação e escrita político-poéticas. É co-criadora do Coletivo Nêga Filmes, onde desenvolve projetos transdisciplinares em cinema, curadoria, educação, fotografia, poesia, programação e performance. Convive e trabalha com profissionais de diferentes países, atuando em produções sobre representatividade negra, metodologias contra-coloniais, migração forçada, fronteiras inventadas e poéticas antirracistas.

    Em 2022, realizou o Master em Fotografia Artística pelo IPCI (Lisboa) com o projeto de fotografia híbrida ASHANTI ESTÁ EM CASA. Em 2019 tornou-se Doutora em Sociologia pela UFG (Goiás, Brasil), com a tese "A Cidade e o Cinema [Negro]: o caso FESPACO", sobre o maior e mais antigo festival de cinema que acontece em África. Possui prêmios, livros publicados e já participou de diversas residências e laboratórios ao redor do mundo. É uma das fundadoras do INMUNE/PT, faz parte da UNA (União Negra das Artes em Portugal), da MUTIM e do Coletivo MBONGI-67.

    CV

    mairazenun@gmail.com

    AMADORA