A Condição da Mulher nos Sectores do Cinema e Audiovisual em Portugal

Promovido pela associação MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, fundada em 2022 por profissionais do cinema e audiovisual em Portugal, em parceria com a XX Element Project - Associação Cultural, este é o primeiro e único estudo de fundo sobre a realidade nacional das profissionais da área e das narrativas de representação da mulher nos media dominantes.

Um estudo realizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, coordenado por Catarina Duff Burnay e financiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, Netflix e pela Associação de Produtores Independentes de Televisão.

A Condição da Mulher nos Sectores do Cinema e Audiovisual: resultados do Relatório Preliminar (março 2023)

Estes são apenas alguns dos dados que se podem encontrar no relatório preliminar do estudo “A Condição da Mulher nos Sectores do Cinema e do Audiovisual em Portugal”, revelados a 8 de Março de 2023.

Respondentes que ganham até 14.999€ anuais brutos (em percentagem)

Fonte: Relatório Preliminar “A Condição da Mulher nos Sectores do Cinema e do Audiovisual”. CECC, Março 2023.

Respondentes que ganham mais de 25.000€ anuais brutos (em percentagem)

Fonte: Relatório Preliminar “A Condição da Mulher nos Sectores do Cinema e do Audiovisual”. CECC, Março 2023.

A MUTIM associou-se ao Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa para levar a cabo o primeiro estudo que actualiza e sistematiza dados que incidem, nomeadamente, sobre o vínculo contratual, a remuneração, a condição perante a maternidade/paternidade, o grau de satisfação no desempenho da atividade, os níveis de stresse/ansiedade, as perceções/vivências no local de trabalho e, por fim, as representações identitárias nos conteúdos nacionais de cinema e audiovisual.

Iniciado em novembro de 2022, o estudo está a ser coordenado por Catarina Duff Burnay e elaborado pelos investigadores Nelson Ribeiro, João Félix e a investigadora Isadora de Ataíde Fonseca.

“A Condição da Mulher nos Sectores do Cinema e Audiovisual em Portugal” é um estudo MUTIM, em parceria com a XX Element Project - Associação Cultural, que conta com apoio do ICA, da Netflix e da APIT (Associação Portuguesa de Produtores Independentes), executado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Podes ler o relatório completo aqui.

"(...) há uma maior proporção de homens do que mulheres a beneficiar dos salários mais elevados e mais mulheres do que homens situados nos escalões remuneratórios mais baixos."

Relatório Preliminar “A condição da mulher nos Sectores do Cinema e do Audiovisual”.
CECC, Março 2023.