CURADORAS

  • NAY ARAÚJO

    CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, CURADORA, PRODUTORA EXECUTIVA E(OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA, INVESTIGADORA

    Produtora, pesquisadora, curadora e realizadora audiovisual. Doutora em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e graduada em Comunicação. Acumula experiência no mercado de televisão (TV Globo); publicidade; ações instituicionais/governamentais (Programas Cine Mais Cultura e Programadora Brasil - SAV/MINC) e mostras e festivais. Dentre os filmes que participou, destacam-se “Pasajeras”, em que atuou com produtora geral, e “A Bacharel e o Presidente”, em que exerceu as funções de roteirista e diretora, dentro 2a Oficina de Audiovisual do CPDOC-FGV.

    CV

    xicanay@gmail.com

    LISBOA

  • RITA CAPUCHO

    CURADORA, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA

    É uma das fundadoras e co-directora do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema, Programadora das Femme Sessions e do Shortcutz Aveiro. Desempenha funções como produtora, curadora e formadora em várias organizações culturais. Desempenha funções como coordenadora e formadora no projecto Cinamiza-te, na formação de público juvenil na área de cinema. Participa como membro de Júri em vários festivais de cinema internacionais.

    É fundadora e faz parte da direcção da MUTIM - Associação das Mulheres Trabalhadoras da Imagem em Movimento.

    Licenciada e mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro do grupo de trabalho Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra. Faz parte do projecto de investigação “SPECULUM – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”.

    É uma das organizadoras do Poetry Slam Aveiro e uma da coordenadoras da Plataforma Portugal Slam.

    Tem vários trabalhos publicados em revistas e coletâneas e mais recentemente no livro "Reconstituição Portuguesa”.

    Foi programadora do Cinema Dolce Vita de Ovar, das Quintas de Cinema do Cine-Teatro de Estarreja e de Os Filmes das Nossas Terças no Teatro Aveirense.

    capuchorita@gmail.com

    AVEIRO

  • ILDA TERESA CASTRO

    CURADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE, COMPOSITORA/MÚSICA

    Ilda Teresa de Castro é música, cineasta, artista visual, poeta, curadora de cinema e video, e investigadora. Formada em Cinema e em Arte, Doutorada em Ecocinema e Ecocritica, Pós-doutorada em Arte e Ecologia. Ecofeminista e activista.

    É autora dos livros, ECOFEMINISMOS e o ecofeminismo da bruxa – cinema e ecologia (2023), EU ANIMAL — argumentos para uma mudança de paradigma – cinema e ecologia (2015), e de uma trilogia de História Oral dedicada ao Cinema Português: CURTAS METRAGENS PORTUGUESAS conversas com (1999); CINEASTAS PORTUGUESAS 1874-1956 conversas com (2001); e ANIMAÇÃO PORTUGUESA conversas com (2004).

    Realizou a curta-metragem B BIRD B BOY (2014), e as video-instalações VEGETAL SHADOWS (2014), HERBARIUM (2014), ECCEIDADE (2014), DIÁRIOS DE UMA PESQUISA (2016), HOPE ESPERANZA (2017). Em 2022, co-realizou o documentário SONOSFERA TELECTU, premiado com Menção Especial do Júri no Indie Music, do festival Indie Lisboa. Em 2023 co-realizou a eco-ópera filmada VIRINO KAJ NATURO, da qual também é autora do libreto. É também autora do libreto da eco-ópera DESCARTES NUNCA VIU UM MACACO (2017), na qual também toca electrónica.

    Na música, integra as bandas TELECTU e THE BANKSY´S. É fundadora da editora ASOKA MIAU HOUSE, e da plataforma e revista online, ANIMALIA VEGETALIA MINERALIA, lançada em 2014.

    SITE

    CV

    ildacastro@me.com

    LISBOA

  • F´TIMA SANTOS FILIPE

    CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, CURADORA, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA

    Apareci ao mundo no ano da melhor colheita. Ano comum, do século XX que começou numa sexta-feira, segundo o calendário gregoriano. A terça-feira de Carnaval ocorreu a 23 de fevereiro e o domingo de Páscoa a 11 de abril. Segundo o horóscopo chinês, foi o ano do Cão, começando a 25 de janeiro.

    Comecei aos 6 a fazer concertos ao espelho com o meu microfone de cabelo. Aos 10 aprendi a tocar guitarra. Aos 15 tive o meu primeiro namorado músico e, desde então, percebi que o melhor era viver rodeada de quem tem, realmente, uma veia musical e eu sair de fininho para começar a pregar para outra freguesia. Envergonhada, meti a viola no saco e aos 20 licenciei-me em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Andei indecisa entre seguir edição ou produção – dois mundos diametralmente opostos. Decidi enveredar pelo que iria fazer da minha vida uma folha de excel. Produção!

    Com 20 anos de caminhada audiovisual já abracei empresas/projectos como Assistente de Produção, Produtora de Exteriores, Production Planning, Chefe de Produção, Directora de Produção, Coordenadora de Produção, Road Manager, Manager de artistas musicais (lá está...sempre a música).

    IMDB

    CV

    fatimasantosfilipe@gmail.com

    LISBOA

  • ANASTASIA LUKOVNIKOVA

    COORDENADORA DE LICENCIAMENTO E PROPRIEDADE INTELECTUAL, PROGRAMADORA, CURADORA

    Programadora e investigadora de cinema baseada em Lisboa.

    Formada inicialmente em ciência política em Moscovo, seguiu com curso de realização numa das mais antigas escolas de cinema da Rússia. Durante anos, trabalhou em produção de cinema autoral, ganhando experiência em todos os campos de produção – desde desenvolvimento de projeto e financiamento até assistência de realização.

    Entre 2017 e 2018, focou-se na pesquisa de cinema em primeira pessoa no âmbito de mestrado em estética e estudos artísticos na Universidade NOVA de Lisboa. Desde 2019, integrou a equipa do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, onde faz programação e coordenação de programação.

    Associada da MUTIM, cooperante da Rizoma Cooperativa Integral, faz parte do coletivo Laboratório da Cave, dedicado à pratica e estudo com películas cinematográficas.

    Atualmente, desenvolve um projeto de criação de uma sala de cinema comunitária em Lisboa.

    LINKEDIN

    lukovnikova@gmail.com

    LISBOA

  • LÍDIA MELLO

    CRÍTICA, CURADORA, PROGRAMADORA

    Programadora-Curadora, Júri e Crítica de Cinema. Escreve críticas de filmes femininos para o site PT, C7NEMA. Colabora com Festivais de Cinema de Portugal e do Brasil, e com o Cineclube MUTIM e o Cine Rizoma.

    Realizou curtas e uma longa-metragem documental (disponíveis no YouTube e Vimeo), e está a desenvolver um argumento de longa ficcional.

    É uma das sócias-fundadoras e Presidente do Conselho Fiscal da MUTIM-Associação de Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, e integra a equipa das Redes Sociais e Site.

    Autora dos livros: Do cinema de Béla Tarr(2019) e Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas(2022). Co-editou o Dossier Brazilian Women Filmmakers Dossier, 2022 para a Mistral Journal-University of Groningen.

    Desde 2018 é Avaliadora de Comissões de Seleção de Filmes/Secretarias de Cultura do Brasil. Foi membro do Conselho de Cultura-Representante do Audiovisual da Secretaria de Cultura de Belo Horizonte/BR. Trabalhou como Professora de Cinema na Universidade Católica de Minas Gerais. É Avaliadora de artigos de cinema.

    Fala português, francês, italiano, inglês e espanhol.

    Pós-Doc em Estudos Artísticos/Fílmicos na UC-PT e Pesquisadora Integrada do CEIS20/UC.

    PhD em Cinema-UFMG/BR. Mestre em Letras/UFRGS/BR e Licenciada em Comunicação na Universidade Católica MG/BR.

    CV

    lidiaarsmelllo@gmail.com

    LISBOA