TRADUTORAS
-
JUSTINE LEMAHIEU
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, MONTADORA/EDITORA E /OU ASSISTENTE. REALIZADORA E/OU ASSISTENTE, TRADUTORA
Sou uma realizadora franco-portuguesa, a viver e trabalhar em Lisboa desde 2005. Para além da realização, tenho uma sólida experiência em montagem, assim como em fixing e produção, tradução e inserção de legendas.
Trabalho em várias línguas — português, francês, inglês e espanhol. Com enfoque nas questões socioeconómicas, nas discriminações, nas lutas e nas formas de resistência do quotidiano, os meus documentários exploram narrativas do real a partir de uma perspetiva crítica e sensível.
O meu segundo filme de longa-metragem, As Fado Bicha (doc, 80', 2025), estreou nas salas portuguesas em abril de (2025) e está atualmente em circulação por vários festivais internacionais.
Sou mestre em Estudos Cinematográficos pela Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris) e em Antropologia e Culturas Visuais pela Universidade Nova de Lisboa. Colaboro regularmente com várias produtoras em França e em Portugal.
justine.lemahieu81@gmail.com
LISBOA
-
MARTA LISBOA
TRADUTORA
Começou a trabalhar em cinema, como assessora de imprensa, em 2000, para a produtora Madragoa Filmes. Desde essa altura, colaborou com outras produtoras e distribuidoras, nomeadamente Filmes do Tejo, O Som e a Fúria e Midas Filmes.
A partir de 2008, dedica-se à tradução a tempo inteiro, nomeadamente de filmes (em estreia e para festivais), argumentos e peças de teatro.
Recentemente, traduziu para português a coletânea de textos REALIZADORAS PORTUGUESAS ∙ CINEMA NO FEMININO NA ERA CONTEMPORÂNEA (org. Mariana Liz & Hilary Owen).
Desde 2022, faz a coordenação de traduções & legendagens do festival IndieLisboa.
martalx@gmail.com
LISBOA
-
SARA DAVID LOPES
TRADUTORA
Tradutora profissional de audiovisuais desde 1985, com experiência em vários suportes informáticos. Colabora regularmente com quase todos os distribuidores de cinema e muitas produtoras portuguesas.
Coordena equipas de tradução para vários festivais (Judaica, Cinema Bioscoop, Vem Mediterrar, Cineclube de Tavira, FICLA, Kino, Outsiders, Festa do Cinema Italiano, Cinefiesta).
Foi assistente editorial nos Livros Horizontes (1989-90) e revisora da "National Geographic" (2002-2013).
Fez traduções de websites e compilação de glossários cinematográficos em plataformas internacionais.
Co-fundadora e co-directora do Olhares do Mediterrâneo – Women's Film Festival (2014), onde além de funções de direcção, integra a comissão de selecção e programação e é co-produtora executiva, apoiando a gestão financeira, fazendo a gestão de cópias e a coordenação da tradução (português e inglês) de todos os filmes. Supervisiona ainda a assessoria de imprensa e gere o website do Festival.
É responsável pelas extensões do Festival e o desenvolvimento de contactos com produtoras e distribuidoras nacionais e internacionais, estando também envolvida no networking com outros festivais [Films Femmes Méditerranée (França), Beirut International Women Film Festival (Líbano), Porto Femme (Portugal), Festival Mediteranskog Filma Split (Croácia), Generamma (Espanha), Nujiyen Women Film Festival (Síria)…] Impulsionou o programa de indústria do Festival e dinamiza as suas sessões acessíveis.
saradavidlopes@gmail.com
LISBOA
-
TERESA OLEA MOLINA
ARGUMENTISTA, ATRIZ, COORDENADORA DE INTIMIDADE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE, TRADUTORA
Teresa, natural de Granada, é realizadora, atriz e coordenadora de intimidade.
Licenciou-se em Letras, com períodos de estudo em França e no Brasil, e trabalhou na cooperação internacional entre 2014 e 2018. Ao regressar à Europa, fixou-se em Lisboa, onde estudou Cinema e Imagem em Movimento na Ar.Co. O seu trabalho audiovisual abrange videoarte, documentário e ficção, tendo a sua obra autoral sido exibida em festivais como o FUSO e premiada em competições internacionais, incluindo o Nespresso Talents.
Desde 2019, Teresa participou em produções na Grécia, Espanha e Portugal, integrando o departamento de realização.
Paralelamente, desenvolveu interesse pela representação, frequentando workshops com formadores como Sara Belo, Carla Bolito, Catarina Vieira, Tânia Alves, Marco Mendonça, Bruno Huca ou Tatiana Motta Lima.
Em 2023, especializou-se como Coordenadora de Intimidade com a IntimAct, numa formação de mais de 90 horas, e trabalhou na série «Dime tu nombre» para a Prime Video. Também se formou com David Thackeray num workshop intensivo em Londres.
Em 2024, tornou-se responsável pela IntimAct Portugal e coordenou a sua primeira produção no país, “Daughter of the Earth” de Lilli Tautfest, afirmando-se numa área inovadora da indústria audiovisual.
teresaom.tom@gmail.com
LISBOA