DIRETORAS DE ARTE E ASSISTENTES

  • JULIANA JULIETA

    ATRIZ, DIRETORA DE ARTE E/OU ASSISTENTE, FOTÓGRAFA E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Juliana Julieta, artista visual e cineasta que trabalha na área da Pintura e Cinema Experimental.

    2021: "16mm immersive lab" Casa do Xisto; Bolsa Dear Doc, Doc's Kingdom; 2022: Bolsa da FLAD para Residência Artística na Mono No Aware (NY), exibindo filmes na Anthology Film Archives.

    Criando imagens que exploram a visualidade tátil, tempo poético, materialidade (a película sensível), acidentes e projeções performativas, interessa-se pelas contaminações cruzadas entre pintura, filme e performance.

    É membro do Laboratório da Torre e da Cave e cofundadora do coletivo No Room, espaços geridos por artistas que trabalham com filme analógico e fotografia, no Porto e Lisboa.

    Trabalhou como assistente de câmera, com especial foco em câmeras analógicas como a Bolex 16mm. Lecciona workshops de introdução ao cinema analógico, super 8 e 16mm, revelação de película pelos métodos tradicionais e ainda métodos ecológicos como o cafenol; criação de filmes sem recurso a câmera, como o uso de found footage e a intervenção direta em película.

    SITE

    CV

    juliana.julieta.ferreira@hotmail.com

    BARCELOS, PORTO, LISBOA

  • MÓNICA SANTOS

    ARGUMENTISTA, DIRETORA DE ARTE E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Mónica Santos é uma autora multifacetada que conta com dois prémios Sophia, pela Academia Portuguesa de Cinema, e uma nomeação para os Césares, pela Academia Francesa, no seu percurso cinematográfico.

    Com uma visão artística singular, cria universos que reinventam o real, conferindo-lhes uma roupagem poética e surreal que inquieta a nossa percepção.

    Depois de terminar o mestrado na Royal College of Art, enquanto bolseira da Gulbenkian, trabalhou com expoentes do cinema português como Manoel de Oliveira e José Fonseca e Costa bem como em diversos géneros: cinema, publicidade, documentário e ficção televisiva.

    As curtas-metragens “Amélia & Duarte” e “Entre Sombras” unem a técnica de animação com imagem real, distinguindo-se pelos prémios recebidos nacional e internacionalmente cujo culminar foi a escolha para representar o cinema português na tour das Academias de Cinema mundiais “Les Nuits en Or”.

    O seu último filme em imagem real “Alma” ganhou vários prémios e recentemente estreou o filme “O Casaco Rosa” e "Palma".

    IMDB

    CV

    dialmonicafor@gmail.com

    PORTO

  • MARGARIDA SILVA

    ADERECISTA E/OU ASSISTENTE, DIRETORA DE ARTE E/OU ASSISTENTE

    SITE

    CV

    anamargaridasrs@gmail.com

    LISBOA