Fórum MUTIM // 2ª edição

A segunda edição do Fórum MUTIM decorre nos dias 20 e 21 de novembro de 2025 no Goethe-Institut em Lisboa. O programa de dois dias, de entrada gratuita e aberto a todas as pessoas, conta com dois painéis de discussão, uma mesa-redonda e uma masterclass. 


O evento arranca com um painel dedicado à questão da diversidade e às medidas que foram tomadas em instituições de outros países para promover um setor mais paritário. Estarão presentes representantes da associação francesa Le Collectif 50/50, da espanhola CIMA - Associação de Mulheres Cineastas, da britânica Reclaim the Frame, da alemã Filmton Frauen e do Festival Internacional de Cinema de Locarno. Segue-se a este painel uma mesa-redonda com profissionais do setor em Portugal, como David Amado, Diego Bragà, Sara Castro e Lara de Sousa, e entidades, incluindo o ICA, a APAD e a Academia Portuguesa de Cinema, que responderão às ideias apresentadas na sessão de abertura. O objetivo do primeiro dia do Fórum MUTIM é discutir a aplicabilidade destas medidas ao contexto português e confrontar os profissionais do setor em Portugal com o que ainda falta fazer para que haja um setor mais justo, democrático e aberto no país.

O segundo dia do Fórum abre com uma masterclass conduzida por Beatriz Mbula, atriz, argumentista e atualmente membro da direção da CIMA. O tema da masterclass será “Descoloniza-te com a Ficção Científica”. Através do reconhecimento de imaginários coloniais dominantes, será apresentada uma nova perspectiva sobre a história do cinema. Serão ainda propostas boas práticas para se chegar a representações mais igualitárias e reparadoras. O Fórum termina com um segundo painel sobre “Filmes ‘Estragados’ e Desafios da Programação Contemporânea”. Com representantes da Cinemateca Portuguesa, da APR, do setor da exibição e programadores, conta ainda com a participação do Groupe Respect que, desde 2023, luta por um setor livre de violência e assédio, em todas as suas fases, incluindo a distribuição. 

A primeira edição do Fórum MUTIM decorreu em novembro de 2023, quando foram apresentados os resultados do Estudo MUTIM “A Condição da Mulher nos Sectores do Cinema e Audiovisual em Portugal”. Em 2024 foi lançada a mostra Elas Fazem Filmes, que levou dezenas de filmes realizados em Portugal por mulheres de diferentes gerações a vários pontos do país. Em junho de 2025, a MUTIM lançou o “Manual de Boas Práticas para o Cinema e Audiovisual”. 

Fundada em abril de 2022, a MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento conta hoje com mais de 400 associadas. Tem como missão ser uma ferramenta de fomento da paridade no setor, contribuindo para uma representatividade equitativa e realista das mulheres na participação, concepção, desenvolvimento, criação, produção, disseminação e promoção das obras cinematográficas e audiovisuais.

Próximo
Próximo

FORMAÇÃO INTIMIDADE EM FOCO: Introdução à Coordenação de Cenas Íntimas para Cinema e TV